quarta-feira

Namore uma garota que lê


Date a girl who reads – Rosemary Urquico
Adaptação – Gabriela Ventura

Namore uma garota que gasta seu dinheiro em livros, em vez de roupas. Ela também tem problemas com o espaço do armário, mas é só porque tem livros demais. Namore uma garota que tem uma lista de livros que quer ler e que possui seu cartão de biblioteca desde os doze anos.
Encontre uma garota que lê. Você sabe que ela lê porque ela sempre vai ter um livro não lido na bolsa. Ela é aquela que olha amorosamente para as prateleiras da livraria, a única que surta (ainda que em silêncio) quando encontra o livro que quer. Você está vendo uma garota estranha cheirar as páginas de um livro antigo em um sebo? Essa é a leitora. Nunca resiste a cheirar as páginas, especialmente quando ficaram amarelas.

Ela é a garota que lê enquanto espera em um Café na rua. Se você espiar sua xícara, verá que a espuma do leite ainda flutua por sobre a bebida, porque ela está absorta. Perdida em um mundo criador pelo autor. Sente-se. Se quiser ela pode vê-lo de relance, porque a maior parte das garotas que leem não gostam de ser interrompidas. Pergunte se ela está gostando do livro.

Compre para ela outra xícara de café.
Diga o que realmente pensa sobre o Murakami. Descubra se ela foi além do primeiro capítulo da Irmandade. Entenda que, se ela diz que compreendeu o Ulisses de James Joyce, é só para parecer inteligente. Pergunte se ela gosta ou gostaria de ser a Alice.
É fácil namorar uma garota que lê. Ofereça livros no aniversário dela, no Natal e em comemorações de namoro. Ofereça o dom das palavras na poesia, na música. Ofereça Neruda, Sexton Pound, cummings. Deixe que ela saiba que você entende que as palavras são amor. Entenda que ela sabe a diferença entre os livros e a realidade mas, juro por Deus, ela vai tentar fazer com que a vida se pareça um pouco como seu livro favorito. E se ela conseguir não será por sua causa.

É que ela tem que arriscar, de alguma forma.
Minta. Se ela compreender sintaxe, vai perceber a sua necessidade de mentir. Por trás das palavras existem outras coisas: motivação, valor, nuance, diálogo. E isto nunca será o fim do mundo.

Trate de desiludi-la. Porque uma garota que lê sabe que o fracasso leva sempre ao clímax. Essas  garotas sabem que todas as coisas chegam ao fim.  E que sempre se pode escrever uma continuação. E que você pode começar outra vez e de novo, e continuar a ser o herói. E que na vida é preciso haver um vilão ou dois.

Por que ter medo de tudo o que você não é? As garotas que leem sabem que as pessoas, tal como as personagens, evoluem. Exceto as da série Crepúsculo.

Se você encontrar uma garota que leia, é melhor mantê-la por perto. Quando encontrá-la acordada às duas da manhã, chorando e apertando um livro contra o peito, prepare uma xícara de chá e abrace-a. Você pode perdê-la por um par de horas, mas ela sempre vai voltar para você. E falará como se as personagens do livro fossem reais – até  porque, durante algum tempo, são mesmo.
Você tem de se declarar a ela em um balão de ar quente. Ou durante um show de rock. Ou, casualmente, na próxima vez que ela estiver doente. Ou pelo Skype.
Você vai sorrir tanto que acabará por se perguntar por que é que o seu coração ainda não explodiu e espalhou sangue por todo o peito. Vocês escreverão a história das suas vidas, terão crianças com nomes estranhos e gostos mais estranhos ainda. Ela vai apresentar os seus filhos ao Gato do Chapéu [Cat in the Hat] e a Aslam, talvez no mesmo dia. Vão atravessar juntos os invernos de suas velhices, e ela recitará Keats, num sussurro, enquanto você sacode a neve das botas. 

Namore uma garota que lê porque você merece. Merece uma garota que  pode te dar a vida mais colorida que você puder imaginar. Se você só puder oferecer-lhe  monotonia, horas requentadas e propostas meia-boca, então estará melhor sozinho. Mas se quiser o mundo, e outros mundos além, namore uma garota que lê.

Ou, melhor ainda, namore uma garota que escreve.


Para quem lê:




Fui viver e... volto logo!
É com esse(s) belíssimo(s) texto(s) que me despeço de vocês. Chegou a hora de 'fechar a porta, mudar o CD, limpar a casa e sacudir a poeira'. Não consigo, e temo que nunca conseguirei abandonar este espaço, que não parece, mas para mim é muito importante. Bom, não é necessário muito drama e despedidas, pois em breve estarei de volta (ou não!). Não tomarei toda a xícara de chá de sumiço, então, uma vez ou outra aparecerei por aqui e por aí. 




20 comentários:

  1. Vê se não vai sumir mesmo eim?
    QUE TEXTO MARAVILHOSO, sério mesmo, quase me emocionei.
    Beijão querida
    Bruna
    http://desbravandohistorias.com.br

    ResponderExcluir
  2. Acho que todo garoto que lê deveria encontrar uma garota que lê e assim os dois vão poder escrever juntos.
    Gostei muito desse texto e vou começar a procurar com mais afinco em uma livraria ou outra, haha.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Algo me chamou a atenção no seu texto sem eu mesma ter lido. A palavra "crepúsculo". Você acha mesmo assim do jeito que disse?
    Eu só queria saber sua opinião, eu particularmente adoro toda a saga e foi justamente por ter assistido várias vezes os filmes esses últimos dias, que a primeira coisa que vi foi a palavra. Andei estudando uns trechos do filme e achei muito legal e interessante. O que provocou em mim uma grande vontade de ler os livros. Prometo que voltarei para ler o texto .. rsrs. Talvez esse comentário tenha sido só uma perda de tempo. Bjo. Até mais.

    ResponderExcluir
  4. Texto tão incrivel! Sabe que eu me vi linha por linha, palavra por palavra recitando dramaticamente esse texto? haha,

    beijos!

    e adorei as imagens *-*

    ResponderExcluir
  5. Eu sou um garoto que lê! HAHAHAHAHA
    Brincadeira, mas enfim, garotos e garotas que leem tem mais conteúdo, mais inteligência, curiosidade em ler, descobrir, desvendar aquela história lendo e um monte de coisas que não me lembro agora. Um texto basicamente dizendo todo a realidade, simples e objetivo.

    E vê se não tome esse xá por completo, ok?

    Até mais...

    http://oracoesparabobby.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Poxa, não some não :D
    Confesso que adorei o texto, em muitas partes me identifiquei completamente.

    Beijos&beijos
    Book ia life

    ResponderExcluir
  7. Olá!! Gostei muito de seu texto.
    É divertido e bem verdadeiro.
    Mas será que os homens gostam assim de garotas quem leem?
    Não sei pq, tenho minhas dúvidas!
    Eu sou uma garota que lê e queria que eles gostassem rs

    Beijos =*

    ResponderExcluir
  8. Oh!!! Vc nem me falou nada(é assim q se conhece os amigos,kkk)eu sempre t pedia pra colocar novos textos e gora vc posta q vai "sumir" por uns tempos! Isso ñ é injustiça...
    Ñ estou exagerando é q me apeguei ao seu blog, era uma forma d t entender e t desvendar aos poucos, mas pelo menos tenho a sua compania nos finais d semana(quando vc ñ está imensament oculpada). Beijim!

    ResponderExcluir
  9. Ah fiquei triste, o texto é lindo mas não some não tá. Gosto tanto daqui!
    bjs e ótimo domingo
    Vivi
    www.viviass.blogspot.com
    www.meublogdereceitasfavoritas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Nossa, que texto mais lindo *-* Me apaixonei completamente, mandei pra umas pessoas até pra lerem também! Adoreeeeeeeei!
    Queria muito postá-lo no meu blog um dia desses e vou ver se posto mesmo *-* Muito lindo!!!! Pode deixar que vou linkar pra cá, aheoiaheoihae :P

    Beijos, nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Q blog lindo, q texto lindo! adorei tudo aqui e vou voltar mais vezes. :D

    ResponderExcluir
  12. Oi Gessy!!
    Adorei o texto! Vou mandar para o meu namorado, já que ele namora uma garota que lê (e vice-versa porque ele também gosta de ler)
    Ah mas não suma não!! :(
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  13. Adorei esse texto desde a primeira vez que eu li, mas as váriações eu não conheço, vou lê-las tbm :D
    Beijos,k.
    girl spoiled

    ResponderExcluir
  14. Oi!

    Esse texto é demais mesmO! Eu li em outro blog, um dia e fiquei encantada. Ele deveria ser distribuído a população masculina, né! Os caras não sabem o que estão perdendo ao deixar a chance de namorar uma garota que lê passar! rsrs

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  15. Oi Gessy!
    Esse texto é muito lindo mesmo! *-*
    Vou ler os outros que você indicou no final! *-*

    Bjuu' (:

    ResponderExcluir
  16. oi, td bem?
    eu estou seguindo seu blog e adorei, só não concordo com o título:uma idiota delirante, não achei nada idiota, é muito legal, isso sim, meu blog:
    http://lamourmonage.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. oi querida,
    eu achei esse texto mara, acho que vou sair pregando ele na rua para os homens leem, huahaua.
    Achei lindão e concordo com tudo escrito nele. ^^
    beijos.

    ResponderExcluir
  18. Arg! Odeio despedidas :(
    Mas, fechou com chave de ouro... e viva bem!

    Beijos
    Conjunto da Obra

    ResponderExcluir
  19. SUPER FODA ESSE TEXTO!!
    Encantei aqui!

    ResponderExcluir
  20. Ola,
    Frações de sentimentalidades, me deixam louca!!! Pulo do abismo com os olhos fechados, o coração pulsando e um grito na voz. É assim que gosto de viver.

    Passe lá no blog,quanto mais comentar, mais aumenta suas chances em serem sorteados, pois o sorteio será feito através dos comentários! você pode ser contemplado por um autor plus! autor "Plus", é aquele que disponibiliza duas obras para o mesmo sorteio; ou seja, aquele que foi contemplado por um autor plus, indicará, no blog, O clube dos novos autores, a pessoa que este gostaria que fosse contemplado com esta outra obra, seja quem o indicou; seja um amigo... Beijos!

    ResponderExcluir

Comente! Don't be afraid, apenas let it be.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...